Email Senha Meu Carrinho

Tecnologia

A VEMEX® iniciou os trabalhos em Tecnologia Assistiva a partir de um projeto pioneiro e inédito no mundo: o desenvolvimento de uma cadeira de rodas com amortecimento e sistema de controle eletrônico. Esse projeto foi suportado financeiramente quando recebeu a aprovação na chamada pública de Subvenção Econômica à Inovação 2008 da FINEP - Agência Brasileira da Inovação, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e, após dois anos do início, foi apresentado o primeiro protótipo funcional da cadeira de rodas com suspensão. O protótipo foi testado em laboratório com ensaio de fadiga de acordo com a norma ABNT NBR 7176 – CADEIRAS DE RODAS e em campo por dois cadeirantes.

Durante o desenvolvimento do projeto, a equipe de engenharia acompanhou de perto o cotidiano dos cadeirantes e descobriu que havia muitas dificuldades e ainda muito que poderia ser feito para ajudá-los. Constatamos que a maior carência dos cadeirantes era a perda da liberdade no ir e vir (boa parte dos cadeirantes eram pessoas que sofreram algum acidente e se tornaram paraplégicos ou tetraplégicos) e que procuravam algum esporte para voltar a sentir a sensação do “vento no rosto”.

Assim, em uma rápida e decisiva reviravolta em seus objetivos e projetos, a VEMEX® decidiu atuar em algo que realmente viesse a fazer a diferença para os cadeirantes, dando oportunidade a eles de obter novamente a tão sonhada sensação de liberdade e satisfação no ir e vir com “vento no rosto”. A empresa iniciou o desenvolvimento de uma handbike de alta performance, que poderá ser utilizada tanto para a prática de esporte/lazer quanto em competições. Este projeto foi suportado financeiramente com recursos provenientes da FINEP e da própria VEMEX®, contando com o apoio e parceria da SHIMANO Latin America, UNIVAP e FATEC/SJCampos.

Os produtos VEMEX® estão sendo desenvolvidos por profissionais especializados nas áreas de engenharia, fisioterapia de reabilitação e com a participação de cadeirantes em todas as fases dos projetos para aprovação final em testes de campo na condição prática de funcionamento. Os testes de fadiga em laboratório são feitos na própria empresa e todo o material utilizado é selecionado de acordo com as especificações de projeto seguindo rigorosos padrões de qualidade. Trabalhamos com seriedade, determinação e força de vontade para levar acessibilidade e liberdade às pessoas com deficiência de forma a torna-las cada vez mais independentes e livres para se locomoverem por qualquer lugar.

                                                                       

PSS Indústria e Comércio Ltda. Rua Gregório Gurevich, 31 - CEP: 12223-140 - Jardim Diamante - São José dos Campos - SP - Tel: (12) 3902-8301 - 3912-8350 | atendimento@vemex.com.br